![]() |
Por: Danilo Marques, PET-AGRO
e Marcelo Nicolini, Engenheiro Agrônomo,
mestrando em Agronomia
|
A produção de alimentos em sistema convencional, predominante no Brasil, traz impactos negativos aos recursos naturais essenciais para a sobrevivência dos seres humanos, causando redução da quantidade e qualidade do solo e da água disponíveis para fins diversos. Diferente desse modelo, a agricultura de base ecológica defende e aplica a utilização racional dos recursos naturais e a preservação da natureza. No entanto, preservação não deve ser confundido com contemplação apenas. A produção sustentável de alimentos é possível e os sistemas agroflorestais (SAF’s) são exemplos reais e rentáveis. Defendido por muitos como modelo de agricultura mais indicado para as regiões tropicais, onde se desenvolvem naturalmente florestas biodiversas sucessionais (que se sucedem a um ambiente geralmente degradado) e multiestratificadas (que possuem diversos estratos, ou seja, plantas de porte distinto que fazem, por vezes, o papel de tutoras). As possibilidades de combinação de plantas e culturas comerciais para formação de um SAF são infinitas, respeitadas as necessidades nutricionais e hídricas dos componentes do sistema. A combinação não é feita de forma aleatória. Existe ciência na base de cada SAF.
O objetivo é harmonizar as atividades da agricultura com a conservação e a manutenção da biodiversidade, respeitando os comportamentos naturais dos ambientes já existentes, apresentando, como princípio, as leis que regem os ecossistemas, sendo assim um estímulo a uma produção de alimentos menos impactante. Seguindo esse modelo e similares é possível gerar abundância de alimentos e recursos que trarão maior poder de resiliência (capacidade de recuperação) dos agroecossistemas, produção de alimentos saudáveis, preservação do solo e da água, além de relações de trabalho éticas e justas para os agricultores.
O Brasil apresenta uma grande vantagem para o desenvolvimento de agroflorestas por ter clima e solo propícios ao seu desenvolvimento. Um exemplo bem sucedido é o observado na propriedade do produtor Ernst Göestch (suíço especialista em agrofloresta), com aproximadamente 500 hectares, situada na zona rural de Piraí do Norte, no sul da Bahia. Ernst conseguiu transformar um solo que estava totalmente degradado e pobre em nutrientes em um solo apto ao desenvolvimento de plantas, tudo como resultado da junção de agricultura com a formação de florestas. Com menos de 20 anos, a transformação e o resultado que Ernst conseguiu atingir são impressionantes. Para saber mais sobre o trabalho de Ernst Göestch, clique aqui. O mundo precisa de experiências como essa e cabe a nós aproveitarmos essa grande oportunidade.
Conheça um exemplo de SAF bem sucedido: www.fazendasaoluiz.com
Ernst! This is the guy!
ResponderExcluir