segunda-feira, 22 de setembro de 2014

FLORICULTURA E SUSTENTABILIDADE 1: O RANCHO PARANÁ E SUA CAPACIDADE DE EMPREENDEDORISMO – UMA FAMÍLIA CHAMADA TRABALHO

Prof. Dr. Fabio Alessandro Padilha Viana
Colaborador do PET Agronomia
Esse exemplo de vida e de família tem que ser registrado aqui no blog do grupo PET Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília. A família Jakubowski de Carvalho vem a mais de 30 anos lutando em prol do desenvolvimento da região às margens do Lago do Descoberto em Brazlândia, promover uma produção sustentável e se manter unida com foco na agricultura familiar. O senhor Francisco de Carvalho (Chico Paraná), o patriarca da família e a senhora Prakceda Jakubowski de Carvalho e seus filhos Fancisco Jakubowski de Carvalho, Mácia Jakubowski de Carvalho e Rosane Jakubowski de Carvalho se fixaram na região e lá criaram raízes, se casaram, tiveram filhos e inovaram maneira de sobreviver no campo.  O Rancho Paraná é hoje uma realidade e vem promovendo de maneira sustentável a produção e utilização dos recursos ambientais. Além da produção de flores tropicais e folhagens, o Rancho conta com uma estrutura muito interessante para incrementar o turismo rural da região, pois além do restaurante típico de roça com uma comida de ótima qualidade, possui espaço para criação de galinhas e piscicultura para entretenimento dos visitantes. 

Dona Prakceda limpando inflorescência de helicônia.
Atualmente, depois de longos anos de tentativas, fracassos e vitórias, eles são um exemplo de vida. A produção de flores é uma atividade administrada por todos, mas a matriarca da família, a senhora Prakceda, se encarrega pessoalmente de acompanhar a produção com auxilio de seu filho, o popular Kiko e sua esposa Eunice. As flores e folhagens são cultivadas em sistema agrosilvicultural e orgânico, pois se utilizam de produtos naturais para adubação e controle de pragas e doenças. As flores são colhidas e uma a uma são limpas e preparadas para a comercialização. É lindo ver o trabalho metódico de Dona Prackceda limpando as inflorescências, retirando as flores velhas das brácteas e passando pano embebido em óleo para melhorar a aparência do produto para a comercialização. Na varanda adaptada de sua casa, em tanques de água limpa, eles preparam todos os seus produtos que seguem para a Central Flores, onde comercializam os produtos tanto para floristas como para consumidores finais. 

Inflorescências de helicônias prontas para comercialização.
O Rancho Paraná se localiza no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, Gleba 3, chácara 293, Incra 6, DF 180 em Brazlândia, Distrito Federal e atualmente conta com um site para divulgação www.ranchoparana.com.br. Contato: 3540-1144.

(Leia na próxima semana o restante da matéria: como é feita a comercialização dos produtos do Rancho Paraná).

Nenhum comentário:

Postar um comentário