domingo, 3 de julho de 2016

Interagindo com a comunidade e a favor da natureza

 



Ano após ano os problemas ambientais vêm fazendo parte do dia a dia em nossas cidades e no campo. Sejam eles de grandes ou pequenas proporções. Poluição de rios, córregos e nascentes com lixo urbano e resíduos da atividade agrícola, abertura indiscriminada de novas áreas para atividades agropecuárias, queimadas, destruição de matas ciliares e de galeria, têm trazido consequências desastrosas para a sociedade, acarretando e aumentando a suscetibilidade dessas áreas a erosões, assoreamento de rios, lixiviação de nutrientes do solo, diminuição do número de espécies na região, dentre várias outras consequências. Sendo assim, a educação ambiental nas escolas é de extrema importância e fundamental para a formação de cidadãos conscientes, com abordagem mais sustentável e com maior respeito pelo meio ambiente. Afinal, é dele que tiramos nossos alimentos e nosso sustento. Sendo assim, devemos garantir condições para que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais que ora utilizamos.
O PET- AGRONOMIA e o Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica da Universidade de Brasília receberam uma turma de alunos do 3° ano da Escola Classe Ipê - Núcleo Bandeirante, na Fazenda Água Limpa (FAL) para aprenderem sobre a produção orgânica e conhecer a FAL. Além de visitarem projetos coordenados pelo PET e pelo CVT, como o minhocário, a vitrine agroflorestal, o jardim de ervas medicinais e condimentares, as hortaliças tradicionais, os alunos viram também o tanque com peixes e área com cultivo de feijão e cana-de-açúcar. No auditório do CVT participaram de uma dinâmica com fantoches, acompanhada de violão.
Os alunos aprenderam que a utilização de agrotóxicos pode alterar a dinâmica e o equilíbrio do ecossistema, da fauna e da flora, e, como isso, afetar a produção de alimentos. Viram no campo quais são os métodos de cultivo que resultam na produção de alimentos limpos e a importância de se consumir alimentos livres de contaminantes químicos. Nossos ilustres e pequenos visitantes demonstraram conhecer princípios de agroecologia e interagiram brilhantemente com os petianos e estagiários do CVT.  Eles sabem que os alimentos orgânicos fazem bem para a saúde não só das pessoas, mas também para a saúde dos animais e para o meio ambiente.
Durante a visita, a turma da Escola classe Ipê aprendeu sobre o minhocário, os seus benefícios para a reciclagem e reaproveitamento dos alimentos e resíduos orgânicos, como as minhocas fazem para transformar esse material, quais são os benefícios e a facilidade de se instalar um minhocário em casa ou na escola para a utilização do húmus em plantas como adubo orgânico por meio da compostagem feita pelas minhocas.


Foi uma manhã muito proveitosa na presença desses alunos, tivemos a oportunidade de testemunhar a dedicação e interesse deles em aprender mais sobre o meio ambiente, a produção de alimentos e a diversidade que se pode ter em uma propriedade e poder sanar as dúvidas que eles tinham. Foi uma visita realmente muito boa, enriquecedora e com troca de conhecimentos, pois também tivemos o prazer de aprender muito com essas crianças. Uma experiência que veio para somar!






Michelle Fonseca e Miguel Alexandroni



Nenhum comentário:

Postar um comentário