segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto BOAS-VINDAS: chega pra cá, companheiro(a)

Por: Andréia Fonseca
PET-AGRO
Como vem acontecendo desde o primeiro semestre de 2011, o PET-AGRO UnB realizou no dia 8 de maio de 2012, às 8h30, no Auditório Dois Candangos, o evento do Projeto BOAS-VINDAS. Idealizado e coordenado pela professora Ana Maria Resende Junqueira (Coordenadora do Curso de Agronomia e Tutora do PET-AGRO), o projeto tem como objetivo integrar os calouros à comunidade acadêmica com ações planejadas e executadas pelo nosso PET-AGRO e informá-los sobre as diversas oportunidades e atividades oferecidas pela UnB em ensino, pesquisa e extensão, além da divulgação de oportunidades de remuneração, como a concessão de bolsas na graduação. O projeto BOAS-VINDAS desse semestre contou com palestras de seis Engenheiros Agrônomos, todos com passagem pela UnB, e que atuam em diferentes áreas do mercado de trabalho. Osmar Pereira Artiaga, produtor no PAD-DF, formado na UFG e mestre em Agronomia pela UnB, deu início ao ciclo de palestras afirmando que “o agrônomo de verdade precisa frequentemente se colocar no lugar do produtor. Antes de tomar uma decisão, ele precisa pensar no resultado global, levando em conta o social, o econômico e o ambiental”.  

Andréia Fonseca e Camila Telles, integrantes do PET-AGRO, entrevistam o Agrônomo Osmar Artiaga
Foto: Angelina Carrilho




A segunda palestra foi ministrada por Lívia Junqueira, formada pela UnB e doutoranda em Fruticultura, representando a EMATER/DF. Ela ressaltou a atuação do Engenheiro Agrônomo na EMATER e aproveitou para identificar inúmeros campos de atuação do profissional na Empresa, tamanha a diversidade e complexidade da Extensão Rural. O terceiro palestrante foi Rogério Mesquita, formado na UnB em 1992, que discorreu sobre sua atuação como Perito Agrônomo Federal e deu dicas sobre a vida acadêmica para quem deseja seguir carreira no serviço público. Juliano Melley, formado na UnB em 2000, foi nosso quarto palestrante. Ele discorreu sobre a sua atuação como Engenheiro Agrônomo da ANVISA, mostrando a importância do profissional da Agronomia nessa área. Juliana Dias Lopes, formada na UnB em 2009, representando a ANA, destacou a importância de disciplinas como Hidráulica, Hidrologia, Irrigação e Topografia na sua área de atuação.  

Calouros atentos aos palestrantes: o início de uma longa e promissora jornada
Foto: Angelina Carrilho

O ciclo de palestras foi encerrado pela professora de extensão Anna Paula Rodrigues do Santos, mestre em Agronegócios pela UnB e doutoranda em Sistemas Agrícolas Sustentáveis, na FAV-UnB. Ela dividiu com todos as experiências que adquiriu dentro da universidade e durante a sua atuação como Agrônoma e extensionista rural. Seu discurso serviu de motivação ainda maior aos que já estavam convictos da escolha acertada que fizeram por esse curso apaixonante. O projeto Boas-Vindas também contou com a presença do diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, prof. Cícero Lopes, que aproveitou o momento para incentivar os novos alunos e abordar temas polêmicos como a proibição dos trotes. 

Professor Cícero Lopes da Silva, diretor da FAV-UnB
Foto: Angelina Carrilho

Foi servido um café da manhã com direito a música ao vivo, com a presença da cantora Natane Vieira que, durante o intervalo entre as palestras, emocionou a platéia com sucessos como "Jeito de Mato" (Maurício Santini/Paula Fernandes), "Tocando em Frente" (Renato Teixeira /Almir Sater) e "Cio da Terra" (Chico Buarque/Milton Nascimento). Unidos, esclarecidos e motivados, os novos alunos seguem agora com a certeza da bela escolha e do apoio que tem em nossa instituição. Agradecemos a participação de todos os colegas, em especial aos professores Cristina Schetino, Everaldo Pereira, Carlos Spehar e palestrantes. E deixamos desde já o nosso convite: semestre que vem tem mais. 


Felipe Sereno, Jane Reis e Tamiris Glauciene: colaboradores do PET-AGRO
Foto: Angelina Carrilho

5 comentários:

  1. Parabéns, a UnB precisa de iniciativas como essa!

    ResponderExcluir
  2. "os novos alunos seguem agora com a certeza da bela escolha e do apoio que tem em nossa instituição."
    tem que rir dessa frase !! Coordenação do curso é omissa ! Já a coordenação da FAV ajudou na última Semana Acadêmica

    Texto tá muito bem escrito Déia ! Parabéns ! Tirando somente a parte citada.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Andréia! Muito bem relatado nosso evento de Boas-Vindas e a confirmação de que todos os alunos da agronomia tem todo o apoio do PET Agro, principalmente os que querem contribuir positivamente para o engrandecimento do curso e ser profissionais éticos, assim como a conduta que desempenham durante o curso. Pois a Mudança surge dos que praticam Boas Idéias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PET-AGRO/UnB, sustentado pelo tripé Pesquisa-Ensino-Extensão, tem a missão de auxiliar no formação do novo Engenheiro Agrônomo. Entendemos que cada trabalhador brasileiro, com o suor honesto do seu rosto, sustenta a Universidade Pública que nos acolhe e ensina. Qual é o nosso compromisso perante ele? O que estamos fazendo pelo nosso País, nossa sociedade, nosso planeta? O conhecimento científico nos basta? A nossa realização pessoal e profissional é suficiente? Sabemos que o homem simples, ético, quando não tem acesso à informação, pode se tornar vítima e massa de manobra de políticos e burocratas inescrupulosos. E o homem de ciência sem ética? Esse é o promotor das maiores atrocidades: um contador que orienta um sonegador; um advogado que acoberta o bandido; um médico que afere o prisioneiro e informa ao carrasco quanto e de que maneira o sujeito ainda suporta a tortura. Portanto, em um mundo desesperado por mudanças de atitude, o profissional da nova ordem mundial deverá ser, além de competente, humano. No sentido mais cristão e solidário que essa palavra possa ter, inclusive partindo do princípio ético elementar de receber os outros da mesma forma que gostaríamos de ser recebidos. Chico Xavier, falando por seu amigo Emmanuel, nos ensina que “embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Portanto, parabéns à professora Ana Maria, idealizadora e tutora do PET-AGRO/UnB, à Andréia Fonseca, Maria Thereza e a todos os colegas, professores e colaboradores que com dignidade e perseverança acreditam nesse projeto e trabalham por ele. O nosso compromisso é com o futuro, com uma sociedade mais fraterna e solidária.

      Excluir