quinta-feira, 10 de maio de 2012

Milho com altos teores de pró-vitamina A

Por: Camila Telles
PET-AGRO
Na busca de alimentos mais nutritivos para a merenda escolar, a prefeitura de Capim Branco, Município de Belo Horizonte-MG, a Embrapa Milho e Sorgo e a Emater-MG, vem trabalhando em parceria na geração, difusão de conhecimento e produção do milho fortificado BR 473.  A Embrapa desenvolve há sete anos o projeto de Biofortificação no Brasil (BioFORT). Com o melhoramento genético convencional, o projeto visa superar as limitações nutricionais a partir de sementes ricas em micronutrientes. 
O trabalho realizado por pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo resultou em uma variedade precoce e desenvolvida a partir de um trabalho de seleção de grãos que apresenta quatro vezes mais pró-vitamina A que as variedades comuns. A pró-vitamina A, através de reações químicas, se transforma em vitamina A e possui papel essencial na manutenção de uma boa visão. 
A população da cidade de Capim Branco já vem desfrutando dos benefícios do milho rico em vitamina A. O projeto desenvolvido pela Embrapa faz parte do Programa Harvest Plus de Biofortificação de Alimentos coordenado pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) e o Instituto de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI) que se uniram a diversas instituições de pesquisa na América Latina e África para melhorar e disseminar o uso das sementes melhoradas entre produtores familiares do Brasil e de diversos outros países. 

Saiba mais em: 
hotsites.sct.embrapa.br/diacampo/programacao/2012/milho-com-altos-teores-de-vitamina-a 

Nutti MR; Biofortificação no Brasil: Desenvolvendo Produtos Agrícolas Mais Nutritivos - Embrapa Agroindústria de Alimentos

3 comentários:

  1. Muito interessante a informação e muito bom o seu texto Camila Telles.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Camila. Tema super interessante.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, muito interessante!

    ResponderExcluir