sábado, 9 de maio de 2015

O uso de drones na agricultura

    Criados inicialmente para fins militares, os drones (veículos aéreos não tripulados – VANTs) começam a ser desenvolvidos como um auxílio no monitoramento e observação de áreas agrícolas cultivadas. São o avanço dos aeromodelos, a verdadeira evolução que precisávamos para fazer o mapeamento das propriedades, mais uma tecnologia que pode ser nossa aliada.
    Os drones sensores podem melhorar em muito a agricultura de precisão, prevendo dados como produtividade e o nível em que as pragas se encontram, analisando a fertilidade dos solos com seus softwares interpretando as fotos do mapa da propriedade. Tudo isso monitorando e até pressupondo alguns futuros problemas que a lavoura poderá apresentar.
    A câmera acoplada na pequena aeronave permite que o equipamento capture imagens de qualidade superior às dos satélites e as transfira posteriormente para os computadores, a partir daí, serão então avaliadas por técnicos, que irão identificar com exata precisão, áreas falhadas (reboleiras), existência de pragas, áreas erosivas, áreas atacadas por nematóides, plantas daninhas, deficiência nutricional, desequilíbrio hídrico, desuniformidade das plantas e tantos outros inconvenientes existentes dentro das fazendas, para vigilância em geral.

    Esta realidade de sensoriamento remoto que antes nunca havia sido pensada chegou até nós, e é feita quase em tempo real. Esperamos que surjam cada vez mais tecnologias que possam nos levar à uma produção cada vez mais consciente e volumosa. Agricultura, seja bem-vinda ao futuro!


                                                                               Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=PuGOwgISxxA

Por: Ianne Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário